Apartamento de Inserção
A Associação Picapau tem um Apartamento de Reinserção Social com capacidade para 10 utentes, coordenados pela Técnica Vera Baptista, que em estreita colaboração com a equipa multidisciplinar da Instituição e com o apoio de um monitor, fazem o acompanhamento técnico.
Os utentes que terminem um projeto terapêutico em Comunidade poderão ingressar neste apartamento. Trata-se de uma fase de consolidação da estrutura individual adquirida em tratamento e de transição para a vida no exterior. Possibilita ainda, numa fase inicial, algum afastamento das famílias muitas vezes disfuncionais.
O tempo de permanência no Apartamento é de seis meses, podendo ser prolongado até um ano, estando sempre sujeito ao cumprimento de um conjunto de normas e regras, estabelecidas num contrato previamente assinado. Um outro requisito para permanecer nos Apartamentos é a envolvência dos utentes em atividades laborais, ações de formação ou de voluntariado.
São realizadas visitas e duas reuniões semanais coordenadas por um técnico onde se pretende que os utentes falem dos seus problemas, dificuldades e experiências para que como resultado da interação de grupo consolidem a sua estrutura, sendo também feito um acompanhamento individual. É também prestado aos utentes suporte médico e psiquiátrico.
O apartamento, está situado no centro da cidade de Santarém, possibilitando assim um fácil acesso a todos os equipamentos sociais, comércio e lazer, da capital de distrito.