Missão
A Associação Picapau foi criada em 1993 e obteve o estatuto de Instituição Particular de Solidariedade Social em 1997 com a missão de combater a Toxicodependência, a pobreza e a exclusão social.
Sendo parte integrante da Rede de Saúde e social de Santarém, a Picapau é reconhecida pelo seu trabalho ligado ao combate à Toxicodependência nas suas diversas vertentes: prevenção, redução de danos, tratamento e reinserção. No entanto ao longo dos anos fomos abrangendo outras áreas de intervenção social. È um exemplo, a nossa equipa de Intervenção direta que atuando em dois concelhos, o de Santarém e o de Almeirim, tem já há alguns anos um projeto com a missão importante de junto dos sem-abrigo, emigrantes ilegais e carenciados em geral, levando diariamente até eles refeições e vestuário bem como outro tipo de apoios e encaminhamentos.
Na Instituição consideramos que há muito que a nossa missão extrapolou os limites da Toxicodependência. Estamos prontos a ajudar e motivados para o fazer. Continuamos a combater não só o flagelo da toxicodependência mas também o flagelo da pobreza. Hoje é esta a nossa missão.